Mercado de Barbearia no Brasil: só os bons sobrevivem

Ainda que o ofício de barbeiro exista desde o século 18, o mercado nunca havia visto crescimento tão exponencial até o início da década de 2010. Com um serviço cada vez mais especializado, sofisticado e variado, o segmento de barbearia ganhou destaque no Brasil.

Dados da Euromonitor Internacional apontam que, de 2011 a 2016, o faturamento do setor cresceu 94,4%, atingindo a notável marca de R$ 19,6 bilhões. O público masculino é responsável por movimentar 30% do faturamento do setor de beleza e, para 2019, o crescimento deste mercado deve ser de 7,1%.

Há 30 anos no mercado, a Van De Velde oferece a maior e mais completa linha de mobiliário para barbearias, sendo referência no setor. “Houve um período de aprendizado por parte das empresas e dos barbeiros, e agora, o mercado está muito mais maduro e profissional”, afirmou o diretor comercial da Van De Velde, Paulo Vieira. “Com isso, os estabelecimentos estão se especializando nesse atendimento, deixando seus locais cada vez mais funcionais, com mobiliários ergonômicos e com muito mais conforto para os clientes”, avaliou.

Mesma opinião tem o barbeiro Willy Morales. Paraguaio radicado no Brasil desde a infância, iniciou sua carreira em 1994 e abriu sua barbearia em 2011, quando teve início o “boom” do mercado. “Acredito que o setor cresceu muito porque o país entrou em crise e muitas pessoas encontraram uma alternativa nessa profissão, além de se identificaram com o lifestyle. Só que o crescimento foi de maneira desordenada e sem qualificação de mão de obra. Hoje, o mercado está em fixação, com os profissionais bons ensinando quem não tem capacitação”, afirmou Willy, que chega a ministrar 4 cursos presenciais por mês em todo o Brasil.

Segundo ele, empresas sérias como a Van De Velde auxiliam com que o setor se fortaleça no Brasil. “Hoje, no mercado, só ficam os bons parceiros, quem tem caráter, personalidade e claro, um bom atendimento com refinamento.”

Para oferecer um bom atendimento, é necessário ter mão de obra qualificada e, cada vez mais, os profissionais de barbearia precisam buscar formação e aperfeiçoar suas técnicas, não só de atendimento, mas também de administração. Afinal, nesse mercado, só os bons sobrevivem.

Compartilhar:

A Van De Velde é Referência em móveis e acessórios para salões de beleza, clínicas, spas e barbearias, o nome Van De Velde vem se firmando no mercado desde sua fundação, em 1989, e hoje se encontra entre as mais bem estruturadas empresas do segmento do país.

Encontre a solução ideal para o seu salão

Precisa de ajuda ou quer saber mais sobre nossos produtos? Nossa equipe está pronta para atender você!

Categorias

Precisa de ajuda para escolher os produtos ideais?

Nossa equipe está pronta para entender sua necessidade e indicar as melhores soluções para o seu salão.